sexta-feira, 22 de março de 2013

Gel incrível coagula o sangue e fecha feridas instantaneamente.



Um novo e surpreendente gel apresenta uma possível revolução na área de assistência médica, 
uma vez que é capaz de fechar mesmo grandes lacerações quase que imediatamente. 


Joe Landolina, estudante da NYU, aparentemente criou um "milagre médico". Se o vídeo abaixo for realmente confirmado, ele pode revolucionar a assistência médica aérea a vítimas com feridas abertas e sangrando.

A sua invenção é um Veti-Gel, um gel médico criado a partir de polímeros de plantas, o qual fecha as feridas quase que imediatamente, coagulalando-as. Em seguida, ele deixa uma superfície elástica semelhante a pele que ajuda no processo de cura. 

Landolina explicou que o gel tem três funções principais: primeiro, ele é um adesivo de tecido que se gruda aos ferimentos, fechando-os rapidamente mesmo sob a pressão do sangue jorrando. Assim, não há necessidade sequer de se fazer pressão sobre a ferida, ao contrário do que se faria com ataduras convencionais.
 
Em segundo lugar, o gel ativa o "Fator 12" em contato com sangue. O Fator 12 ativa a fibrina, uma espécie de "rede" fibrosa que cria coágulos de sangue pela captura de plaquetas, usando-a para bloquear o fluxo de sangue. Na imagem abaixo você pode ver claramente essa estrutura:
 
 
 
Por fim, o gel ativa as células de plaquetas, o que faz com que elas se liguem à fibrina, completando o processo.

"O gel basicamente "imita" o que o corpo humano faz, mas a um ritmo muito mais rápido", explica Landolina, afirmando ainda que o exército está interessado em adotar a tecnologia.  

A liberação para utilização deste produto na área militar, assim como os testes clínicos, deverão começar daqui a cerca de um ano e meio.   


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Todo o material existente no blog Recanto do Tux está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...