quinta-feira, 28 de março de 2013

Novos cabos de fibra ótica transmitem dados a 10 terabytes por segundo.



Cientistas desenvolvem novos cabos de fibra óptica, com
transmissão de dados chegando a velocidade próxima da luz.


Pesquisadores da Universidade de Southamptom, no Reino Unido, estão elevando os limites de utilização da fibra ótica, atingindo velocidades de transmissão de dados próximas da velocidade da luz. Eles conseguiram isso ao esvaziar o interior de um cabo de fibra óptica comum e enchendo-o de ar. 

Os cientistas já sabiam que os cabos de fibra cheios de ar podem aumentar a velocidade de transmissão de dados, mas as tentativas anteriores sempre resultaram em perdas quando os cabos precisavam ser curvados. Para corrigir esse problema, os pesquisadores melhoraram o design de seus tubos ocos de fibra, o que limita a perda de dados a um nível aceitável de 3,5 decibéis por quilômetro. 

Os investigadores dizem que estas velocidades nunca seriam possíveis com um cabo de fibra óptica normal, porque o vidro de sílica faz a luz a viajar cerca de 31 por cento mais lenta do que a velocidade máxima da luz no vácuo (186.282 milhas por segundo ou 299.792 metros por segundo).

Com essa técnica, eles conseguiram transmitir dados a cerca de 10 terabytes por segundo, uma velocidade bem maior que o padrão atual. 


Fonte:

Um comentário:

  1. Interessante. Seria bom usar esses cabos de fibra aqui na minha região!! :) Nós provedores WISP: :D

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Todo o material existente no blog Recanto do Tux está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...