quinta-feira, 11 de abril de 2013

Tutorial: Como instalar os drivers gráficos Intel mais recentes em distribuições Linux derivadas do Ubuntu.






O procedimento foi realizado com sucesso por aqui numa máquina com hardware Intel (Core i5 Sandy-Bridge + Vídeo Intel HD Graphics 3000) e com o Linux Mint 13 Maya MATE 64-bit instalado. Antes de prosseguir, porém, lembramos que alguns usuários têm relatado problemas, como por exemplo o touchpad que não funcionou mais após a realização do procedimento. O sucesso da atualização vai depender do seu hardware, sendo assim, utilize o procedimento por sua conta e risco. 

Além disso, reverter as alterações não é muito fácil. Ao atualizar os pacotes, você deve copiar os nomes deles num arquivo de texto, depois desabilitar o repositório por meio da ferramenta Fontes de Software (ou excluir o arquivo .list de /etc/apt/soures.list.d /), executar o comando "sudo apt-get update" , e então realizar um downgrade dos pacotes que você salvou no arquivo de texto usando o comando "sudo apt-get install package1/quantal package2/quantal", e assim por diante (para cada pacote que foi atualizado substituir" quantal" por "precise" se você estiver usando uma distribuição baseada no Ubuntu 12.04).  A menos que você entenda o que foi explicado acima e saiba como resolver vários problemas que possam surgir, sugerimos que você não use este repositório!

Dito isso, você pode agora avançar com a adição do repositório de gráficos da Intel para distribuições Linux baseadas no Ubuntu 12.10 ou 12.04:


- Para as distribuições Linux baseadas no Ubuntu 12.10 (como o Linux Mint 14):
  
echo "deb https://download.01.org/gfx/ubuntu/12.10/main Ubuntu 12.10 #Intel Graphics drivers" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/intellinuxgraphics.list
 

- Para as distribuições Linux baseadas no Ubuntu 12.04 (como o Linux Mint 13):

echo "deb https://download.01.org/gfx/ubuntu/12.04/main Ubuntu 12.04 #Intel Graphics drivers" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/intellinuxgraphics.list


Depois disso, adicione a chave GPG do repositório e atualize as fontes de softwares utilizando os comandos abaixo:

  • wget --no-check-certificate https://download.01.org/gfx/RPM-GPG-KEY-ilg -O /tmp/intelrepo.key
  • sudo apt-key add /tmp/intelrepo.key
  • sudo apt-get update


Por fim, utilize a ferramenta de atualização de sua distro (Gerenciador de atualizações) ou então digite no terminal o comando sudo apt-get dist-upgrade. Caso opte pela atualização via comando no terminal, certifique-se de que ele não tente remover nenhum pacote. Caso ele tente fazê-lo, aborte e desabilite o repositório.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Todo o material existente no blog Recanto do Tux está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...