quarta-feira, 29 de maio de 2013

Lançado o Linux Mint 15, codinome "Olivia".





A equipe de desenvolvimento do Mint acabou de liberar a nova versão da distro, o Linux Mint 15 "Olivia". Está nova versão está repleta de novidades, sendo considerada pelos seus desenvolvedores como a versão mais "ambiciosa" desde o início do projeto.

Confiram abaixo um resumo com as principais novidades presentes no Linux Mint 15 "Olivia".


Novos recursos presentes no Linux Mint 15

O Linux Mint 15 chega trazendo o MATE 1.6 e o Cinnamon 1.8, as últimas versões liberadas desses dois belíssimos desktops. Estas novas versões chegam como uma grande gama de recursos, incluindo um screensaver (proteção de tela) e o chamado Unified Control Center (Centro de Controle Unificado). Já a nova Tela de Login pode agora receber temas em HTML5. Além disso, existem duas novas ferramentas, o "Software Sources" (buscador de aplicativos) e o Driver Manager (Gerenciador de drivers).


Linux Mint 15 "Olivia" Cinnamon Edition

MDM

O MDM agora tem 3 "greeters" (aplicativos da tela de login):
  • GTK greeter;
  • GDM greeter, que tem centenas de temas disponíveis;
  • HTML greeter, que suporta uma nova geração de temas animados e interativos.

Telas de login animadas e interativas em HTML5
O novo HTML greeter suporta a maioria das tecnologias da Web, tais como HTML5, CSS, Javascript e WebGL, podendo ser usado para produzir telas de login muito bonitas e extremamente interativas. 
O Linux Mint 15 também tem uma grande coleção de temas GDM e temas animados em HTML5 para o MDM, incluindo um tema WebGL chamado "Clouds GL", o qual simula um vôo em 3D por entre as nuvens. 
O layout do GTK greeter foi melhorado. Já o GDM greeter agora é capaz de desenhar molduras em volta dos textos (o que melhora significativamente a qualidade de alguns dos temas GDM).
Enquanto isso, o MDM recebeu várias melhorias e correções de bugs nos últimos 6 meses. A ferramenta de configuração do MDM, o mdmsetup, está com visual bem mais bonito, além de estar muito mais intuitivo e prático. 

Software Sources

Uma nova ferramenta chamada MintSources (também conhecida como "Software Sources") foi desenvolvida do zero, pensada em distribuições derivadas da distro (como o LMDE Netrunner e o Snow Linux). Ela substitui a antiga "software-properties-gtk", estando perfeitamente apta a gerenciar fontes de softwares no Linux Mint. 
Da tela principal você pode facilmente habilitar ou desabilitar componentes opicionais, obter acesso aos pacotes backports e unstable e também o código fonte:

A nova ferramenta "Software Sources"
Você também pode trocar o "mirror" principal por um mais rápido com apenas um click do mouse. Ao fazer isso, a ferramenta executa um teste de performance e velocidade em todos os "mirrors" para você:

Teste de velocidade para escolher um "mirror" mais rápido...
A ferramenta MintSources também lida com PPA, repositórios de terceiros e gerenciamento de chaves de autenticação. 
Uma "seção de manutenção" fornece soluções para os problemas mais comuns com o APT.

Driver Manager

Uma outra ferramenta que foi desenvolvida para o Linux Mint 15 é a chamada "MintDrivers", o "Gereneciador de Drivers".

Driver Manager
O MintDrivers conta com o mesmo backend do Ubuntu, funcionando da mesma maneira que o software-properties-gtk, com a diferença de possuir uma aparência bem melhor:
  • O "Gerenciador de Drivers" é um aplicativo independente, separado do "Software Sources". Você pode carregá-lo diretamente do menu.
  • Os drivers são listados pelos nomes dos pacotes, com suas versões sendo claramente estabelecidas.
  • Dispositivos de marcas populares (nVidia, ATI, Broadcom, Samsung...) são representados por ícones.

Cinnamon 1.8

O Cinnamon 1.8 é o resultado de 7 meses de desenvolviemnto e trabalho duro. Ele recebeu várias correções de bugs, além de trazer muitos recursos novos. 

File Manager (Gerenciador de arquivos)

O Nemo recebeu bastante atenção dos desenvolvedores da distro, com sua interface de usuário sendo bastante modificada. Já o seu comportamento foi adaptado, de forma que ele passasse a interagir melhor com o Cinnamon.

Nemo, o Gerenciador de arquivos do Cinnamon
Agora você pode esconder a barra lateral facilmente, assim como avançar por entre os places e a treeview. Sob cada um dos places (caso seja aplicável), uma pequena barra indica quanto espaço está sendo utilizado. 

Desklets

O KDE os chama de Plasmoids, o Android de Widgets, no Cinnamon eles são chamados de “Desklets”. Da mesma maneira que você pode adicionar applets no seu painel, você também poderá adicionar desklets em sua área de trabalho.

Alguns desklets do Cinnamon
O Cinnamon 1.8 traz 3 desklets instalados por padrão (um launcher, um relógio e uma moldura), além de muitos outros que virão da comunidade.

Screensaver

O Cinnamon agora possui o seu próprio screensaver. Uma de suas particularidades é que agora você pode definir uma mensagem de ausência antes de bloquear a tela. 

Você pode definir uma mensagem de
ausência antes do bloqueio da tela.
Desta forma, as pessoas que por acaso estejam lhe procurando poderão ver esta mensagem enquanto você estiver ausente. 

Screensaver do Cinnamon

Control Center (Centro de controle)

Todos os módulos de configuração estão agora presentes no Cinnamon Settings. Assim, você não precisa mais utilizar o Gnome Control Center.

System settings (configurações do sistema) no Cinnamon

Spices Management

No Cinnamon 1.8 você pode instalar os chamado “spices” ( applets, desklets, temas e extensões) direto de sua área de trabalho, não sendo mais preciso ter que recorrer ao site  http://cinnamon.linuxmint.com.

Realizar o download de novos applets da 
comunidade está muito mais fácil que antes
Também podemos realizar atualizações e, caso o Spice suporte, utilizar múltiplas instâncias dele.

Melhorias do Sistema

Detecção de renderizador
O Muffin agora verifica qual renderizador está sendo utilizado. Se a sessão estiver utilizando um renderizador via softtware (no caso de haver problemas com os drivers ou se a placa de vídeo não possuir aceleração via hardware), uma notificação irá surgir para avisar o usuário sobre o problema.
Modo Fallback
O Cinnamon não utiliza mais a gnome-session fallback. Em alguns casos, a sessão do GNOME não permite que o Cinnamon rode, embora o hardware seja capaz de fazê-lo. Outra limitação da gnome-session era sua incapacidade de reiniciar o desktop, caso ele travasse. Já no Cinnamon 1.8, a sessão sempre irá carragar o desktop. 
O Cinnamon também utiliza um "wrapper" para reiniciar-se de potenciais travamentos. Se o desktop travar, ele passa a utilizar o Metacity e pergunta ao usuário se ele/ela quer reiniciar o Cinnamon. 

Novos recursos para desenvolvedores

Configurando APIs para Applets/Desklets
Se você é um desenvolvedor de Applets e Desklets, não precisa mais utilizar o gsettings. O Cinnamon 1.8 tem um uma API de configuração que irá realizar todo o trabalho por você. 
  • Ele irá ajustar suas configurações e os valores padrões automaticamente.
  • Irá permitir que você acesse suas configurações com a mesma facilidade com que você acessa valores num "array".
  • Irá gerar automaticamente uma tela de configuração para você.
Em outras palavras, você apenas define as suas configurações e as utiliza em seus applets e desklets, com o Cinnamon fazendo todo o restante em seu lugar. Uma tela de configuração é gerada automaticamente, com o usuário podendo ajustar as configurações definidas do System Settings (Configurações do Sistema).
Nemo actions
Alocando um arquivo de ação (action file) na pasta /usr/share/nemo/actions você pode adicionar itens ao menu de contexto (que aparece quando clicamos com o botão direito do mouse) do Nemo.
Standalone Looking Glass
Se você usa bastante o Looking Glass, provavelmente irá querer uma versão autônoma dele. Para isso, basta rodar o seguinte comando: “cinnamon-looking-glass”. 

MATE 1.6

O desktop MATE 1.6 é o resultado de 8 meses de desenvolvimento e trabalho duro.

Mudanças na infraestrutura

O MATE 1.6 é um grande avanço para o projeto MATE. Muitos de seus pacotes e bibiotecas obsoletas foram substituídos por novas tecnologias disponíveis no GLib.
Apesar dessas mudanças não serem visíveis no desktop, elas fizeram o projeto MATE ficar significativamente menor e muito mais fácil de ter seu desenvolvimento mantido. 
Foram removidas as seguintes tecnologias do MATE:
  • O mateconf foi substituído pelo gsettings
  • O matecorba e o matecomponent foram substituídos pelo dbus
  • O matevfs foi substituído pelo gio/gvfs
  • O libmatenotify foi substituído pelo libnotify
  • O libmate, o libmateui, o libmatecanvas, o libmatecomponentui e o mate-mime-data foram  descontinuados.
Além disso, o mintDesktop e o mintMenu foram totalmente migrados para funcionarem com o MATE 1.6.

O mintDesktop e o mintMenu receberam  várias mudanças
e agora são compatíveis com o MATE 1.6.

Novos recursos e melhorias

O Caja, gerenciador de arquivos do MATE, agora tem uma "place session" melhorada na barra lateral. O gerenciador também herdou um "thumbnail" melhor do Nemo, além de um nova caixa de diálogo "Connect Server" do Nautilus.

Caja, o gerenciador de arquivos do MATE
Agora podemos fechar as janelas da "Windows List" (lista de janelas) com um clique no botão central do mouse.
As notificações estão mais inteligentes, sendo possível agora especificar qual monitor está sendo usado, de forma que ele seja exibido.

As notificações podem ser atribuídas a um monitor em particular
Estão disponíveis novas opções do gerenciador de janelas:
  • Abrir novas janelas no centro da tela
  • Habilitar a composição
  • Alt-tab rápido
Foram também incluídos novos botões na calculadora, de forma que ela pudesse suportar funções trigonométricas inversas.
Outra novidade é que agora podemos definir o aplicativo de terminal padrão.
O MATE 1.6 adiciona suporte ao MPRIS2 para enviar chaves de mídia aos media players.
Já no caso de um travamento, o mate-settings-daemon agora é capaz de recuperar o sistema, reiniciando-o automaticamente.

Software Manager

O Software Manager (Gerenciador de aplicativos) recebeu alguns recursos novos e correções de bugs:
  • O recurso de "paginação" agora está automatizado. O Software Manager carrega mais resultados a medida que você se dirige para o fim da lista
  • Os scores maiores foram corrigidos
  • Agora é possível pesquisar dentro de uma categoria em particular
  • Os pacotes do "Java" agora aparecem na categoria "Programming"

Melhorias do sistema

O gerenciador de atualizações agora é capaz de atualizar o cache do APT no "user mode", sem qualquer intervenção do usuário.
A tela de boas vindas (Welcome Screen) recebeu muitas correções. Além disso, sua aparência está bem mais agradável. 

A tela de boas vindas (Welcome Screen)
O MintNanny foi portado novamente para o GTK+.
O Totem 3.4 foi escolhido como player de vídeo padrão do Linux Mint 15, fornecendo playback de DVD "out of the box".

Melhorias de Artwork

O Linux Mint também possui uma linda coleção de backgrounds (panos de fundo) e fotografias feitas por 12 artistas diferentes.

Uma linda coleção de backgrounds
Atenção especial foi dada ao Mint-X, de forma a tornar a aparência dos aplicativos GTK+ e GTK3 mais similar.
O tema do Plymouth foi atualizado e agora mostra o logo do Linux Mint com um efeito "fade-in".

Componentes do upstream

O Linux Mint 15 é baseado no Ubuntu 13.04. A distro vem com o Linux Kernel 3.8, MDM 1.2, Cinnamon 1.8 e MATE 1.6.

Para obter uma visão geral, ver algumas screenshots e descobrir quais as novidasdes dessa nova versão do Mint, visite o link  "New features in Linux Mint 15".


Os requerimentos para instalação do sistema são:
  • Processador x86 (O Linux Mint 64-bit requer um processador 64-bit. Já o Linux Mint 32-bit funciona tanto com processadores 32-bit quanto com processadores 64-bit);
  • 512 MB RAM (Recomendado 1GB para uma utilização confortável);
  • 5 GB de espaço livre em disco;
  • Placa de vídeo com resolução de 800×600 pixels ou superior;
  • Drive de CD/DVD ou porta USB.


Download:


As MD5SUM, para conferir se ou dados foram ou não corrompidos durante o download, são estas:
  • MATE DVD 32-bit: 4b5ff169b019889aedf1d054b2d97447
  • MATE DVD 64-bit: 63114a66d8da27f50fe8d6ba6d118462
  • Cinnamon DVD 32-bit: 4b60240ea2f5b59735c332e818434d2a
  • Cinnamon DVD 64-bit: 2396a39e802a0463bf1727acd72d0700


Já no link abaixo você pode fazer o download de cada uma das versões da distro:


 Fonte

8 comentários:

  1. Comecei a usar agora e já me apaixonei, rápido, estável e bonito.

    ResponderExcluir
  2. Tá muito bom ,Tô amando de verdade <3

    ResponderExcluir
  3. o app compiz não funciona mais nessa versão.... tiraram o que o linux tinha de melhor...

    ResponderExcluir
  4. Excelente esse linux mint, é leve e rápido. Antes eu usava o Ubuntu mas se rastava no pc troquei pelo mint e tive uma ótima surpresa pois ele é muito intuitivo e se aproxima bastante do Windows, mas sendo mais eficiente e simples de mexer. Parabéns a equipe que desenvolveu essa distribuição.

    ResponderExcluir
  5. De todas as distros que usei, é a melhor e muito bom para profissionais e principiantes. Como o CELIO diz, "Se aproxima bastante do windows.", e ja estou mostrando que o medo de usar linux acabou no Mint. Instala e desinstala tão simples e rápido que com algumas aparências de tela passa como Windows.
    Parabéns a equipe Mint.
    Serei um divulgador do Mint

    ResponderExcluir
  6. Nunca vi uma interface travar tanto quanto essa cinnamon. Kd a versão desse mint com Gnome???

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de mudar a resolução/tamanho dos icones e fontes da tela, ate'agora não encontrei diccas de como fazer...

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Todo o material existente no blog Recanto do Tux está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...