sexta-feira, 28 de junho de 2013

Novos drivers ATI Radeon para o Linux trazem um melhor gerenciamento de energia.







Alex Deucher, desenvolvedor da AMD, publicou um patch composto de 165 alterações que melhora significativamente o suporte aos recursos de gerenciamento de energia no driver Radeon do kernel Linux. Com as correções, o driver pode agora lidar não só com o chamado DPM (Dynamic Power Management) mas também com o ASPM ( Power Management Active State), o qual é utilizado em dispositivos PCIe. 

Esses novos recursos serão compatíveis com uma ampla gama de placas gráficas da AMD, desde o modelo 2400 até o 7970, além de alguns modelos da série 8000. 

Os patches também fornecem suporte aos chips gráficos CIK da família Sea Islands. Placas gráficas com essas GPUs (como as placas Bonaire, Kaveri e Kabini) podem chegar ao mercado ainda este ano, caso os rumores sejam verdadeiros. Toda a série de patches deve estar incluída no Kernel Linux 3.11, o qual está previsto para setembro.

Com este suporte melhorado ao gerenciamento de energia, os desenvolvedores preenchem a última grande lacuna existente nos drivers gráficos open source para os chips Radeon.       



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Todo o material existente no blog Recanto do Tux está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...