quinta-feira, 4 de julho de 2013

Desktop LXDE está sendo portado para Qt.



O port LXDE-Qt já fornece um desktop funcional.



Os desenvolvedores do LXDE estão trabalhando em uma versão de seu desktop baseada em Qt, com partes significativas dos componentes do ambiente de trabalho já tendo sido portadas. Embora ainda em estado experimental, eles já podem demostrar um desktop funcional com o painel, o gerenciador de arquivos PCManFM e um visualizador de imagens. A maioria dos aplicativos do ambiente já funcionam com o painel portado para Qt.

Os desenvolvedores disseram que não pararam o desenvolvimento da versão GTK+2 do LXDE e que a versão Qt é atualmente um projeto paralelo.  De acordo com eles, o uso de recursos neste port para o Qt é comparável com a de um potencial port para o GTK+ 3, apresentando apenas uma "discreta elevação da utilização de memória" sobre a atual versão baseada no GTK+ 2. Ainda assim, está bem claro que os mantenedores do projeto preferem uma transição para o Qt ao invés de uma mudança para o GTK+ 3, com a atual versão Qt podendo ser considerada como mais um passo adiante no desenvolvimento do projeto. 

O LXDE-Qt, como o port é chamado, está usando atualmente o Qt 4. Devido a algumas mudanças nas APIs relacionadas ao X11 no Qt 5.0, os desenvolvedores dizem que vão esperar até que o recém-lançado Qt 5.1 seja adotado pelas distribuições. A equipe LXDE também quer sentar-se para debater os problemas iniciais na mudança iminente para o Wayland, algo que as equipes do Qt e do Wayland já têm feito há algum tempo. O plano é esperar que os desenvolvedores do GNOME e KDE corrijam os problemas subjacentes com a interação entre o Qt e o servidor gráfico Wayland, antes de atualizar definitivamente o LXDE para a versão Qt. 

Apesar do port do PCManFM já possuir a maioria das características presentes na versão GTK + e estar quase pronta para o uso diário, os desenvolvedores dizem que outras partes do desktop baseado no Qt ainda precisam de mais trabalho. O código do LXDE-Qt já está disponível no repositório Git LXDE , mas os desenvolvedores alertam que "ainda não está pronto para uma nova versão estável". Além disso, não há, atualmente, nenhuma previsão para um lançamento oficial do LXDE-Qt, nem foi decidido se, ou quando, ele vai substituir a atual versão GTK + do desktop LXDE.     

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Todo o material existente no blog Recanto do Tux está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...