quarta-feira, 10 de julho de 2013

Próxima geração de processadores ARM chegará aos 3.0 GHz.




Hoje vivemos um tempo onde smartphones e tablets vêm equipados com processadores que chegam à marca de 2 GHz, mas o próximo ano promete ainda mais velocidade de processamento aliado ao menor consumo de bateria.

As fabricantes de semicondutores Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) e GlobalFoundries começarão a produzir chips de processamento móvel com 20 nanômetros baseados na arquitetura ARM. Hoje os chips fabricados com tecnologia de 28 nanômetros com esta arquitetura chegam a no máximo 2.3 GHz nos modelos Qualcomm Snapdragon 800 e NVIDIA tegra 4i, esperados para o fim de 2013.

A nova geração de processadores da TSMC promete velocidades até 30% maiores com 25% menos consumo de energia. Com esse aumento, veremos processadores ARM com velocidade de processamento em torno de 3 GHz.

Se a promessa de 25% a mais de economia de energia for cumprida, poderemos ver em breve smartphones e tablets com duração de bateria consideravelmente melhor que a da geração atual, assunto que é um dos mais problemáticos para o consumidor. 

Outro ponto interessante é que esses avanços na arquitetura ARM irão provocar um aumento de competitividade com os processadores da arquitetura x86, principalmente no campo de tablets e híbridos. Além disso, a concorrência fará com que as duas gigantes produtoras de chips x86, Intel e AMD, tenham também que se atualizar.    



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Todo o material existente no blog Recanto do Tux está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...