segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

NVIDIA lança o Tegra K1, um super chip 192-Core.







A NVIDIA revelou hoje o revolucionário processador móvel Tegra K1, um super chip 192-core com a mesma arquitetura NVIDIA Kepler que alimenta uma das GPUs mais rápidas do planeta, a NVidia GeForce GTX 780 Ti . Pela primeira vez, jogos de PCs de última geração estarão disponíveis em plataformas móveis.

O processador Tegra K1 estabelece novos padrões móveis, suportando as mais recentes tecnologias de jogos para PCs, o que permite a execução de motores de jogos sofisticados como o Unreal Engine 4. O Tegra K1 também oferece recursos avançados de computação de forma a acelerar o desenvolvimento de aplicações para reconhecimento visual e de voz. A NVidia afirma que a extraordinária eficiência energética deste novo chip proporciona maior desempenho do que qualquer outra GPU móvel existente atualmente, mantendo-se o mesmo nível de potência.

"Ao longo das últimas duas décadas, a NVIDIA inventou a GPU e desenvolveu mais tecnologias gráficas do que qualquer outra empresa", disse Jen-Hsun Huang, co-fundador e CEO da NVIDIA. "Com o Tegra K1, estamos trazendo essa herança para os celulares. Ele preenche a lacuna para os desenvolvedores, que agora podem criar jogos e aplicativos da próxima geração que serão executados em qualquer dispositivo."

O Tegra K1 é oferecido em duas versões. A primeira versão usa uma CPU ARM Cortex A15 quad-core 4-Plus-1 de 32 bits. Já a segunda versão utiliza uma CPU dual Super Core de 64-bit. Esta CPU (codinome "Denver") oferece um desempenho single-thread e multi-thread extremamente elevado, sendo baseado na arquitetura ARMv8, o que traz a tecnologia de eficiência energética dos processadores ARM para a computação de 64 bits. Ambas as versões do Tegra K1 entregam gráficos impressionantes e recursos de computação visual acionados pelos 192 cores da GPU NVIDIA Kepler.  

O lançamento da versão de 32 bits é esperada para o primeiro semestre de 2014, enquanto a chegada da versão de 64 bits é esperada para a segunda metade do ano.


Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Todo o material existente no blog Recanto do Tux está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...